sexta-feira, 23 de março de 2012

PLANO DE TRABALHO ANUAL -PTA

EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE











-PTA-
PLANO DE TRABALHO ANUAL




-2012-

EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE













-PTA-

PLANO DE TRABALHO ANUAL






-2012-


ÍNDICE



Apresentação......................................................................................................02
Justificativa.........................................................................................................03
Objetivos.............................................................................................................04

Ensino Aprendizagem.........................................................................................05

Clima Escolar......................................................................................................06

.............................................................................................................................07

Infra Estrutura.....................................................................................................08

Resultados...........................................................................................................09

Gestão de Processos............................................................................................10
























EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE


APRESENTAÇÃO

O plano de trabalho aqui apresentado, foi elaborado para desenvolver de forma significativa um trabalho com metas e estratégias para serem desenvolvidas a cerca de valores e princípios educativos, que conduzam a atitudes e expectativas positivas enfocando a aprendizagem do aluno e desempenho de toda comunidade escolar numa perspectiva dinâmica e disposição de recursos humanos, com motivação para o acompanhamento do desempenho as ações assegurando o compromisso de todos. Contudo uma escola de qualidade é aquela que constrói um clima escolar que favorece o processo de ensino aprendizagem e que define e organiza processos que conduzam ao alcance de seus objetivos. Isso se traduzirá em resultados.




















02
EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE



JUSTIFICATIVA


O seguinte plano de trabalho foi desenvolvido tendo como vertente principal a aprendizagem do aluno, no que diz respeito à aquisição das habilidades que devem se estruturar para proporcionar condições que se traduzam como compromisso da Escola: a eficiência, eficácia e qualidade de ensino. Para tanto é preciso reviver situações e encontrar condições de identificar onde se encontram os principais problemas e com desenvolver estratégias para superar situações indesejadas.
































03
EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE



OBJETIVOS



 Fortalecer a integração da comunidade escolar visando uma efetiva melhoria dos resultados para garantir o sucesso do aluno;
 Melhorar o relacionamento da comunidade escolar com todos os seguimentos da escola e comunidade em geral;
 Elevar o desempenho acadêmico dos alunos promovendo uma aprendizagem eficaz pautada num sistema educacional de qualidade voltada para o respeito à realidade do aluno;
 Desenvolver atividades que conduzem a atitudes e expectativas em relação ao aluno e atividades realizadas na escola;
 Construir um clima afetivo que favoreça o ensino aprendizagem, que defina e organize um sistema que possa se traduzir e resultados satisfatórios.


























04
EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE


PTA- PLANO DE TRABALHO ANUAL


EIXO: Ensino aprendizagem
ESTRATÉGIA: Aumentar a taxa de aprovação dos alunos de 6º ao 9º Ano nas disciplinas críticas de português e matemática
META: Diminuir de 6% para 3% o índice de reprovação do 6º ao 9º ano

Nº AÇÃO RESPONSÁVEL PERIODO JUSTIFICATIVA PROCEDIMENTOS
01 -Realizar aulas de reforço nas disciplinas de português e matemática. -Professores e Núcleo Gestor.

- Dezembro de 2012 -Aumento do índice de aprovação. - Aplicações de aulões e trabalhos dirigidos.
02 - Implantar sistema de acompanhamento
do desempenho do aluno através de teste de leitura. - Coordenador
Pedagógico e professor. -Durante o ano letivo de 2012 bimestralmente. -Identificação do nível de aprendizagem do aluno. -Aplicação do teste de leitura e escrita.
03 - Realizar sistema de recuperação paralela para os alunos com baixo desempenho. - Núcleo Gestor e professores. Bimestralmen-te durante o ano letivo de 2012 - Elevação do nível de aprendizagem. - Após as avaliações aplicações de aulas intensivas para recuperação de notas.
04 Promover uma gincana pedagógica entre as salas



-Núcleo gestor e professores - Agosto de 2012 -Avaliar o nível de aprendizado do aluno tanto quanto a metodologia empregada pelo professor. -Realização de gincana pedagógica de disciplinas diversas.

05 Promover interação entre as aulas dadas em sala com as aulas dadas no laboratório de informática professores Durante o ano letivo de 2012 Reforçar a assimilação dos conteúdos trabalhados na sala de aula Explanar no laboratório de informática conteúdos que contextualizem os trabalhados em sala de aula
05
EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE



PTA- PLANO DE TRABALHO ANUAL


EIXO: Clima Escolar
ESTRATÉGIA: promover a integração e comunicação entre comunidade escolar e comunidade em geral para favorecer aprendizagem.
META: Envolver a equipe escolar, pais e comunidade nos trabalhos e projetos da escola.

Nº AÇÃO RESPONSÁVEL PERIODO JUSTIFICATIVA PROCEDIMENTOS
01 - Promover reuniões bimestrais por modalidade com alunos, pais e professores.

- Núcleo Gestor e Professores. - De abril a dezembro de 2012. - Envolvimento direto dos pais e comunidade escolar para troca e obtenção de informações. - Reuniões bimestrais com pais, alunos e professores
02 - Envolver pais e comunidade nos projetos, atividades, apresentações e eventos da escola.

- Professores e Núcleo Gestor. - De abril a dezembro de 2012 - Integração e participação de pais e comunidade nas atividades escolar. - Visita e convite aos pais para participarem dos eventos da escola durante o ano, onde serão entregue premiações.
04 - Aplicar um questionário avaliativo aos pais, alunos e professores.


- Núcleo Gestor - De abril a dezembro de 2012 - Promover a participação dos pais, alunos e professores para obter informações relativas à aprendizagem.
- Encontros bimestrais com professores para troca de informações e experiências.






06
05 - Realizar encontros bimestrais com a APM- Associação de Pais e Mestres para repasse de
Informações e combinados.
- Núcleo Gestor - De abril a dezembro de 2012. - Participação da associação de pais para tomadas de decisões. - Reuniões bimestrais com APM e conselho de professores.
06 - Realizar visitas domiciliar para resgatar o aluno evadido.
- Professores e Núcleo Gestor. - De abril a dezembro de 2012. - Conhecer a realidade do aluno fora da escola incentivando-o a estudar. - Visita as residências dos alunos para trazer a escola sempre que necessário.
07 Avaliar o desempenho profissional do Núcleo Gestor e professor Núcleo Gestor e professores e conselhos semestralmente Analisar e subsidiar o trabalho desempenhado por estes profissionais Aplicação de questionários p/ coleta de dados e divulgação dos mesmos.
































07
EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE


PTA- PLANO DE TRABALHO ANUAL


EIXO: Infra - estrutura
ESTRATÉGIA: Conscientizar a comunidade escolar da importância da preservação e limpeza da escola
META: Diminuir degradação e sujeira das imediações e de dentro da escola

Nº AÇÃO RESPONSÁVEL PERÍODO JUSTIFICA-TIVA PROCEDIMENTOS
01 - Conscientizar os pais e alunos nas reuniões sobre a importância da limpeza da escola. -Professores e Núcleo Gestor.

-Durante o ano letivo de 2012 a cada período. - Manutenção e cuidado para preservar a escola limpa. - Conversa nas reuniões, amostras de vídeos e palestras sobre o tema.
02 - Trabalhar a importância da conservação da escola, já que é uma extensão da nossa casa. - Professores e Núcleo Gestor.


-Durante o ano letivo de 2012. - Necessidade de conscientização e disciplina. - Aulas expositivas, explicativas com amostragem e dramatizações.
03 - Realizar trabalhos em sala e repassar ou apresentar em outras turmas. - Professores e alunos. -Bimestralmente durante o ano letivo de 2012. - Fortalecimento da participação do aluno e exercício da cidadania. - Aulas expositivas e apresentações dos alunos em outras turmas.
04 Orientar as auxiliares de serviço geral para melhorarem a limpeza das salas isoladas.


Núcleo gestor Durante o ano letivo de 2011 Necessidade de preservação e melhor limpeza das salas de aula isoladas. Reuniões com as auxiliares e o núcleo gestor.
05 Realizar palestras com a equipe do PSE Comunidade
escolar Durante o ano letivo Necessidades de hábitos de higiene familiar em todos os âmbitos Reuniões com toda a comunidade escolar


08
EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE


PTA- PLANO DE TRABALHO ANUAL


EIXO: Resultados
ESTRATÉGIA: Diminuir o índice de reprovação e desistência nas turmas de EJA.
META:
Diminuir de 33% para 20% o índice de evasão na EJA.
Aumentar de 62% para 75% o índice de concludentes na EJA.


Nº AÇÃO RESPONSÁ-VEL PERIODO JUSTIFICATIVA PROCEDIMEN-TOS
01 - Realizar diagnóstico do nível de aprendizagem do aluno.
-Professores e coordenador pedagógico.

-Durante o ano letivo de 2012 a cada período. -Acompanhamento
da aprendizagem do aluno para interferir com o professor de forma positiva. - Aplicação de teste diagnóstico de leitura e escrita.
02 - Elaborar apostila de atividades para subsidiar o trabalho do professor.
- Coordenador e Diretor.
-Durante o ano letivo de 2012. - Complemento de atividades sugestivas para melhor desempenho do trabalho do professor. - Utilização das atividades nas aulas de forma criativa.
03 - Realizar aulas de reforço com professor de apoio para melhorar a aprendizagem. - Professores de apoio e coordenador pedagógico. - Durante o ano letivo de 2012. - Melhoramento do nível de aprendizagem. - Realização de aulas extraclasse ou com professor de apoio nas aulas das disciplinas críticas em contra turno.
04 - Conversar diretamente com o aluno e pais sobre a importância da permanência na escola. - Núcleo Gestor e professores. - Durante o ano letivo de 2012. - Incentivo à importância da escola para a vida. - reunião e conversa direta com os pais e alunos e núcleo gestor , visita s domiciliares aos alunos evadidos.


09

EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE

PTA- PLANO DE TRABALHO ANUAL


EIXO: Gestão de Processos
ESTRATÉGIA: Fortalecer a integração e comunicação entre membros da comunidade escolar.
META: Promover a participação e integração de toda comunidade escolar com informações claras e precisas.


Nº AÇÃO RESPONSÁ-
VEL PERÍODO JUSTIFICA-TIVA PROCEDIMENTOS
01 - Promover momentos de oração e confraternização.
-Núcleo gestor e professores. - Durante o ano letivo de 2012. - Realização de momentos de confraternização e benção. - Realização de momentos de confraternização no pátio da escola e em momentos festivos e reuniões de pais, com comunidade escolar e local.

02 - Realizar encontros bimestrais para acompanhamento dos trabalhos da APM e Grêmio estudantil.
- Coordenadores pedagógicos e Diretor.
- Bimestralmente durante o ano letivo de 2012. - Socialização e planejamentos dos trabalhos realizados na escola. - Realização de encontros para debates de idéias e avaliações dos trabalhos.
03 - Planejar coletivamente os trabalhos da escola com antecedência para repassar com precisão as informações.
- Núcleo Gestor e professores. -.- Durante o ano letivo de 2012 - Necessidade de planejamento e repasse de informações. - Elaboração de planejamentos de forma coletiva e horário determinado antecipadamente.
04 -Criar o dia do amigo da escola - Núcleo Gestor e professores - 1º período de 2012(aniversario da escola) Despertar noções de voluntariado e cuidado com a escola. Com a participação de pais,alunos,de forma coletiva.





10





































































EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE











-PTA-
PLANO DE TRABALHO ANUAL




-2012-

EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE













-PTA-

PLANO DE TRABALHO ANUAL






-2012-


ÍNDICE



Apresentação......................................................................................................02
Justificativa.........................................................................................................03
Objetivos.............................................................................................................04

Ensino Aprendizagem.........................................................................................05

Clima Escolar......................................................................................................06

.............................................................................................................................07

Infra Estrutura.....................................................................................................08

Resultados...........................................................................................................09

Gestão de Processos............................................................................................10
























EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE


APRESENTAÇÃO

O plano de trabalho aqui apresentado, foi elaborado para desenvolver de forma significativa um trabalho com metas e estratégias para serem desenvolvidas a cerca de valores e princípios educativos, que conduzam a atitudes e expectativas positivas enfocando a aprendizagem do aluno e desempenho de toda comunidade escolar numa perspectiva dinâmica e disposição de recursos humanos, com motivação para o acompanhamento do desempenho as ações assegurando o compromisso de todos. Contudo uma escola de qualidade é aquela que constrói um clima escolar que favorece o processo de ensino aprendizagem e que define e organiza processos que conduzam ao alcance de seus objetivos. Isso se traduzirá em resultados.




















02
EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE



JUSTIFICATIVA


O seguinte plano de trabalho foi desenvolvido tendo como vertente principal a aprendizagem do aluno, no que diz respeito à aquisição das habilidades que devem se estruturar para proporcionar condições que se traduzam como compromisso da Escola: a eficiência, eficácia e qualidade de ensino. Para tanto é preciso reviver situações e encontrar condições de identificar onde se encontram os principais problemas e com desenvolver estratégias para superar situações indesejadas.
































03
EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE



OBJETIVOS



 Fortalecer a integração da comunidade escolar visando uma efetiva melhoria dos resultados para garantir o sucesso do aluno;
 Melhorar o relacionamento da comunidade escolar com todos os seguimentos da escola e comunidade em geral;
 Elevar o desempenho acadêmico dos alunos promovendo uma aprendizagem eficaz pautada num sistema educacional de qualidade voltada para o respeito à realidade do aluno;
 Desenvolver atividades que conduzem a atitudes e expectativas em relação ao aluno e atividades realizadas na escola;
 Construir um clima afetivo que favoreça o ensino aprendizagem, que defina e organize um sistema que possa se traduzir e resultados satisfatórios.


























04
EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE


PTA- PLANO DE TRABALHO ANUAL


EIXO: Ensino aprendizagem
ESTRATÉGIA: Aumentar a taxa de aprovação dos alunos de 6º ao 9º Ano nas disciplinas críticas de português e matemática
META: Diminuir de 6% para 3% o índice de reprovação do 6º ao 9º ano

Nº AÇÃO RESPONSÁVEL PERIODO JUSTIFICATIVA PROCEDIMENTOS
01 -Realizar aulas de reforço nas disciplinas de português e matemática. -Professores e Núcleo Gestor.

- Dezembro de 2012 -Aumento do índice de aprovação. - Aplicações de aulões e trabalhos dirigidos.
02 - Implantar sistema de acompanhamento
do desempenho do aluno através de teste de leitura. - Coordenador
Pedagógico e professor. -Durante o ano letivo de 2012 bimestralmente. -Identificação do nível de aprendizagem do aluno. -Aplicação do teste de leitura e escrita.
03 - Realizar sistema de recuperação paralela para os alunos com baixo desempenho. - Núcleo Gestor e professores. Bimestralmen-te durante o ano letivo de 2012 - Elevação do nível de aprendizagem. - Após as avaliações aplicações de aulas intensivas para recuperação de notas.
04 Promover uma gincana pedagógica entre as salas



-Núcleo gestor e professores - Agosto de 2012 -Avaliar o nível de aprendizado do aluno tanto quanto a metodologia empregada pelo professor. -Realização de gincana pedagógica de disciplinas diversas.

05 Promover interação entre as aulas dadas em sala com as aulas dadas no laboratório de informática professores Durante o ano letivo de 2012 Reforçar a assimilação dos conteúdos trabalhados na sala de aula Explanar no laboratório de informática conteúdos que contextualizem os trabalhados em sala de aula
05
EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE



PTA- PLANO DE TRABALHO ANUAL


EIXO: Clima Escolar
ESTRATÉGIA: promover a integração e comunicação entre comunidade escolar e comunidade em geral para favorecer aprendizagem.
META: Envolver a equipe escolar, pais e comunidade nos trabalhos e projetos da escola.

Nº AÇÃO RESPONSÁVEL PERIODO JUSTIFICATIVA PROCEDIMENTOS
01 - Promover reuniões bimestrais por modalidade com alunos, pais e professores.

- Núcleo Gestor e Professores. - De abril a dezembro de 2012. - Envolvimento direto dos pais e comunidade escolar para troca e obtenção de informações. - Reuniões bimestrais com pais, alunos e professores
02 - Envolver pais e comunidade nos projetos, atividades, apresentações e eventos da escola.

- Professores e Núcleo Gestor. - De abril a dezembro de 2012 - Integração e participação de pais e comunidade nas atividades escolar. - Visita e convite aos pais para participarem dos eventos da escola durante o ano, onde serão entregue premiações.
04 - Aplicar um questionário avaliativo aos pais, alunos e professores.


- Núcleo Gestor - De abril a dezembro de 2012 - Promover a participação dos pais, alunos e professores para obter informações relativas à aprendizagem.
- Encontros bimestrais com professores para troca de informações e experiências.






06
05 - Realizar encontros bimestrais com a APM- Associação de Pais e Mestres para repasse de
Informações e combinados.
- Núcleo Gestor - De abril a dezembro de 2012. - Participação da associação de pais para tomadas de decisões. - Reuniões bimestrais com APM e conselho de professores.
06 - Realizar visitas domiciliar para resgatar o aluno evadido.
- Professores e Núcleo Gestor. - De abril a dezembro de 2012. - Conhecer a realidade do aluno fora da escola incentivando-o a estudar. - Visita as residências dos alunos para trazer a escola sempre que necessário.
07 Avaliar o desempenho profissional do Núcleo Gestor e professor Núcleo Gestor e professores e conselhos semestralmente Analisar e subsidiar o trabalho desempenhado por estes profissionais Aplicação de questionários p/ coleta de dados e divulgação dos mesmos.
































07
EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE


PTA- PLANO DE TRABALHO ANUAL


EIXO: Infra - estrutura
ESTRATÉGIA: Conscientizar a comunidade escolar da importância da preservação e limpeza da escola
META: Diminuir degradação e sujeira das imediações e de dentro da escola

Nº AÇÃO RESPONSÁVEL PERÍODO JUSTIFICA-TIVA PROCEDIMENTOS
01 - Conscientizar os pais e alunos nas reuniões sobre a importância da limpeza da escola. -Professores e Núcleo Gestor.

-Durante o ano letivo de 2012 a cada período. - Manutenção e cuidado para preservar a escola limpa. - Conversa nas reuniões, amostras de vídeos e palestras sobre o tema.
02 - Trabalhar a importância da conservação da escola, já que é uma extensão da nossa casa. - Professores e Núcleo Gestor.


-Durante o ano letivo de 2012. - Necessidade de conscientização e disciplina. - Aulas expositivas, explicativas com amostragem e dramatizações.
03 - Realizar trabalhos em sala e repassar ou apresentar em outras turmas. - Professores e alunos. -Bimestralmente durante o ano letivo de 2012. - Fortalecimento da participação do aluno e exercício da cidadania. - Aulas expositivas e apresentações dos alunos em outras turmas.
04 Orientar as auxiliares de serviço geral para melhorarem a limpeza das salas isoladas.


Núcleo gestor Durante o ano letivo de 2011 Necessidade de preservação e melhor limpeza das salas de aula isoladas. Reuniões com as auxiliares e o núcleo gestor.
05 Realizar palestras com a equipe do PSE Comunidade
escolar Durante o ano letivo Necessidades de hábitos de higiene familiar em todos os âmbitos Reuniões com toda a comunidade escolar


08
EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE


PTA- PLANO DE TRABALHO ANUAL


EIXO: Resultados
ESTRATÉGIA: Diminuir o índice de reprovação e desistência nas turmas de EJA.
META:
Diminuir de 33% para 20% o índice de evasão na EJA.
Aumentar de 62% para 75% o índice de concludentes na EJA.


Nº AÇÃO RESPONSÁ-VEL PERIODO JUSTIFICATIVA PROCEDIMEN-TOS
01 - Realizar diagnóstico do nível de aprendizagem do aluno.
-Professores e coordenador pedagógico.

-Durante o ano letivo de 2012 a cada período. -Acompanhamento
da aprendizagem do aluno para interferir com o professor de forma positiva. - Aplicação de teste diagnóstico de leitura e escrita.
02 - Elaborar apostila de atividades para subsidiar o trabalho do professor.
- Coordenador e Diretor.
-Durante o ano letivo de 2012. - Complemento de atividades sugestivas para melhor desempenho do trabalho do professor. - Utilização das atividades nas aulas de forma criativa.
03 - Realizar aulas de reforço com professor de apoio para melhorar a aprendizagem. - Professores de apoio e coordenador pedagógico. - Durante o ano letivo de 2012. - Melhoramento do nível de aprendizagem. - Realização de aulas extraclasse ou com professor de apoio nas aulas das disciplinas críticas em contra turno.
04 - Conversar diretamente com o aluno e pais sobre a importância da permanência na escola. - Núcleo Gestor e professores. - Durante o ano letivo de 2012. - Incentivo à importância da escola para a vida. - reunião e conversa direta com os pais e alunos e núcleo gestor , visita s domiciliares aos alunos evadidos.


09

EMEIEF. GOV. GONZAGA MOTA
Distrito Dom Leme – Santana do Cariri – CE

PTA- PLANO DE TRABALHO ANUAL


EIXO: Gestão de Processos
ESTRATÉGIA: Fortalecer a integração e comunicação entre membros da comunidade escolar.
META: Promover a participação e integração de toda comunidade escolar com informações claras e precisas.


Nº AÇÃO RESPONSÁ-
VEL PERÍODO JUSTIFICA-TIVA PROCEDIMENTOS
01 - Promover momentos de oração e confraternização.
-Núcleo gestor e professores. - Durante o ano letivo de 2012. - Realização de momentos de confraternização e benção. - Realização de momentos de confraternização no pátio da escola e em momentos festivos e reuniões de pais, com comunidade escolar e local.

02 - Realizar encontros bimestrais para acompanhamento dos trabalhos da APM e Grêmio estudantil.
- Coordenadores pedagógicos e Diretor.
- Bimestralmente durante o ano letivo de 2012. - Socialização e planejamentos dos trabalhos realizados na escola. - Realização de encontros para debates de idéias e avaliações dos trabalhos.
03 - Planejar coletivamente os trabalhos da escola com antecedência para repassar com precisão as informações.
- Núcleo Gestor e professores. -.- Durante o ano letivo de 2012 - Necessidade de planejamento e repasse de informações. - Elaboração de planejamentos de forma coletiva e horário determinado antecipadamente.
04 -Criar o dia do amigo da escola - Núcleo Gestor e professores - 1º período de 2012(aniversario da escola) Despertar noções de voluntariado e cuidado com a escola. Com a participação de pais,alunos,de forma coletiva.





10

Nenhum comentário:

Postar um comentário