segunda-feira, 19 de novembro de 2012

AULAS DO P. MAIS EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO

ACOLHIDA -LANCHE FRIO BOAS VINDAS DA DIREÇÃO DA ESCOLA DIIVISÃO DAS TURMAS : SOCIALIZAÇÃO MONITORA : CAMPO DO CONHECIMENTO -ERLANIA ARAUJO
MONITORA -FUTSAL -MARIA DE LURDES
MONITOR DE CAPOEIRA- AUGUSTO FEITOSA
MONITORA -XADREZ TRADICIONAL -ANDREIA BENTO
LANCHE QUENTE:

SEMINARIO PARAAPRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

CONVERSA DIRIGIDA COM A DIREÇÃO DA ESCOLA CONTAÇÃO DE HISTORIA :CHAPEUZINHO VERMELHO COM OSMONITORES PLANTÃO TIRA DUVIDAS... COMO O PROGRAMA SERÁ DIVIDIDO: HORÁRIO SELEÇÃO DE ALUNOS MONITORES ALIMENTAÇÃO

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES

Equipe do Mais Educação planeja atividades para 2012! No dia 01/11/2012, a equipe do Mais Educação (monitores e direção) da E. M. E.M.I.E.F.Governador Gonzaga Mota reuniu-se para planejar as atividade do ano 2012. A responsável pelo planejamento a diretor a – Nadja Rocha Oliveira - Além do planejamento 2012, foram discutidos os seguintes assuntos: apreciação do projeto de Xadrez-Augusto Feitosa; distribuição do Calendário Escolar 2012 e sugestões de atividades para enriquecer nossas aulas tornando-as mais agradáveis. Vejam registros do momento!
O Mais Educação objetiva promover a qualidade da educação e contribuir para a consolidação do direito de aprender e da ampliação da jornada escolar na perspectiva da educação integral e integrada (carga horária de 7 hora diárias), através de atividades sócio-educativas para melhorar a qualidade do ensino, tornando as escolas mais atrativas e conseqüentemente, diminuindo a repetência e evasão escolar. A principio 100 alunos foram selecionados com o Mais Educação, foram desenvolvidos 04 macrocampos e um total de 04 atividades, como, campo do conhecimento ,capoeira,futsal e xadrez tradional entre outras. 04 monitores orientam e acompanham estas modalidades..

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO TERÁ INICIO NO DIA 1º DE NOVEMBRO Aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar. Esse é o objetivo do Programa Mais Educação, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do MEC. Por meio do projeto, o ministério vem assessorando escolas com baixo desempenho no Ideb a ampliar suas jornadas diárias e a reorganizar suas grades curriculares, oferecendo atividades esportivas, culturais e recreativas em tempo integral. Além disso, promove a inclusão digital e fomenta debates em torno do meio ambiente, cidadania e saúde.  ATIVIDADES: ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGIGO – Obrigatório Instrumentalização metodológica para ampliação das oportunidades de aprendizado aos estudantes do Programa Mais Educação, por meio de uma atividade única chamada CAMPOS DO CONHECIMENTO, com um kit de materiais para o desenvolvimento de atividades que contemplem todos os campos do conhecimento: • Ciências Humanas – Estudo da relação dos seres humanos com tempos e espaços na co-produção e transformação cultural, política e histórica. • Ciências e Saúde – Estudo dos aspectos biológicos e sócio-culturais do ser humano e de todas as formas de vida; fomento das ciências como ferramentas de recriação da vida e da sustentabilidade da Terra; problematização das ciências da 45 natureza e das ciências ambientais; compromisso do ser humano na sustentabilidade do planeta. Criação de estratégias de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos a partir do estudo de problemas de saúde regionais • Capoeira – Incentivo à prática da capoeira como motivação para desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes, enfatizando os seus aspectos culturais, físicos, éticos, estéticos e sociais, a origem e evolução da capoeira, seu histórico, fundamentos, rituais, músicas, cânticos, instrumentos, jogo e roda e seus mestres. Futsal Xadrez Tradicional – Apoio às práticas esportivas para o desenvolvimento integral dos estudantes pela cooperação, socialização e superação de limites pessoais e coletivos, proporcionando, assim, a promoção da saúde.